No dia 23 de janeiro é festejado como o Dia Internacional da Medicina Integrativa, prática que vem se tornando cada vez mais popular no Brasil. A principal diferença em relação à medicina tradicional, é por trazer soluções terapêuticas alternativas, com eficiência comprovada.
A medicina integrativa destaca a participação ativa do paciente no tratamento, incentivando-o a realizar os procedimentos propostos e a desenvolver hábitos mais saudáveis, visando saúde e qualidade de vida a longo prazo, sempre buscando saúde e bem-estar do paciente, incluindo a saúde mental, física e emocional.
O que é medicina integrativa
A abordagem da medicina integrativa visa identificar as causas das doenças, considerando agregar em outros aspectos para diagnosticar e realizar o tratamento. Diferente do modelo mais tradicional, que se concentra apenas na questão biológica do corpo.
Por isso, quando se realiza essa prática, é necessário reunir uma equipe diversificada de saúde, com profissionais com outras especializações, para que seja possível realizar uma avaliação completa e uma terapia realmente eficaz..
Outro fator importante, é que o paciente é considerado o principal agente do seu tratamento, ele é orientado em todas as etapas. Vale lembrar que os fatores sociais e ambientais são amplamente considerados.
O principal objetivo é fazer com que o tratado se torne consciente dos fatores que podem ter levado aos sintomas encontrados, e orientá-lo sobre como evitar
que isso ocorra novamente.
Benefícios da medicina integrativa
Para comemorar o dia Internacional da medicina integrativa, é importane destacar os principais benefícios da medicina integrativa é a possibilidade de gerar diagnósticos mais assertivos. Isso ocorre porque os pacientes são acompanhados por profissionais de várias formações diferentes, o que resulta em uma avaliação completa da sua saúde.
Um bom exemplo, se refere a dores no joelho, que não precisam ser tratadas com medicamentos ou cirurgias, em alguns casos, a perda de peso com acompanhamento de um nutricionista já pode resolver a situação.
A medicina integrativa, incentiva a redução do uso excessivo de fármacos e operações cirúrgicas, promovendo uma recuperação mais saudável, evitando possíveis efeitos negativos que poderiam ser causados.
Como falado anteriormente, o paciente é colocado como protagonista do seu próprio tratamento, por ele compreender melhor suas condições e agir ativamente para melhorá-las, o processo de autocuidado que ocorre durante e após o acompanhamento, terá maior efetividade.
E pensando no caso dos pacientes, eles são a parte mais importante da área da saúde, não é verdade? Então aí a medicina integrativa se destaca novamente, porque ela traz diversos benefícios para o paciente
O principal foco é para uma abordagem que busca saúde e bem-estar do paciente, abrangendo a saúde mental, física e emocional. Ela prioriza as intervenções naturais, de forma que o processo de recuperação ocorra mais rapidamente. Além disso, por evitar uso de medicamentos e cirurgias, o paciente pode optar por utilizar técnicas menos invasivas para seu tratamento.
Como implementar a Medicina Integrativa
Sabendo de todos os benefícios que essa abordagem traz para a clínica e para o paciente, provavelmente a primeira coisa que se pensa, é sobre implementá-la no dia a dia.
Para isso, é necessário ter uma equipe completa, com profissionais de diferentes áreas, como psicólogos, nutricionistas, entre outros. É importante que os diagnósticos e tratamentos estejam alinhados, para garantir um tratamento de excelência. Este tratamento, é estabelecido com base nos conhecimentos de todos os profissionais envolvidos.
A medicina integrativa é uma forma revolucionária do tratamento de saúde, ela oferece resultados eficazes e duradouros para os pacientes. A importância, vai além de tratar uma doença ou sintoma, mas sim melhorar a qualidade de vida e provocar mudança no estilo de vida, melhores hábitos alimentares, regular estresse, dores e o sono.
Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário aqui embaixo, será um prazer te ajudar!
Fale com a Support Health
A Support Health conta com um software completo para gestão de clínicas injetáveis, onde você tem acesso a uma plataforma de gestão com diversos recursos e que com certeza irá te ajudar a implementar a Medicina Integrativa em seu consultório. Nossa solução permite que o médico entregue mais valor, saúde e satisfação, tudo isso em um único lugar.