Qual o ticket médio da sua clínica?

O ticket médio é um indicador muito importante na gestão financeira e estratégica de uma empresa

Toda empresa, seja uma clínica médica ou negócio de outro segmento, tem por finalidade prestar serviços ou vender produtos. Em um caso ou outro, um dos objetivos é obter bons resultados que convertam em lucratividade. E uma das maneiras de garantir ganhos é estimulando o aumento do ticket médio. Apesar de não ser um termo novo, algumas pessoas não têm conhecimento do que significa o ticket médio, qual o objetivo e como calcular o da sua clínica. 

O ticket médio é um indicador muito importante na parte da gestão financeira e estratégica. Representa a média de valor gasto por cada cliente em uma empresa, ou seja, em uma clínica médica, se refere aos valores que cada paciente gasta em determinados procedimentos. Quanto mais alto for o valor, obviamente que mais os pacientes estão gastando na clínica. 

Esse parâmetro tem o intuito de se obter maior controle financeiro do consultório. O indicador demonstra muito sobre o comportamento do paciente com a clínica e se relaciona também com o quanto ele está satisfeito com a empresa. 

Outro ponto a destacar, é que esse parâmetro indica se o faturamento está superando os gastos com a retenção de pacientes, ou se você e sua equipe estão praticamente pagando para trabalhar – o que não seria uma boa ideia. 

Saiba como calcular o ticket médio da sua clínica

Agora que você já sabe o que é essa métrica de desempenho tão relevante, a pergunta que deve estar se fazendo é: “Qual o ticket médio da minha clínica? Como calcular?”. Para fazer esse cálculo, a conta é muito simples. 

Você deve começar definindo um período de tempo, por exemplo, um dia, um mês, três meses. Identifique o valor total do faturamento da clínica no período estipulado. Divida pela quantidade de pacientes que foram atendidos neste tempo. Feito isso, terá o valor total do seu ticket médio. 

Você pode ainda calcular o ticket para determinado tipo de atendimento. Suponha que sua clínica é especializada em procedimentos estéticos e você precisa saber quais os atendimentos estão gerando mais retorno financeiro. Encontrando o ticket dos serviços, é possível saber quais estão tendo maior procura, e automaticamente, gerando mais lucro. Ter em mãos essa informação te ajudará a trabalhar de maneira mais planejada, direcionada e estratégica. 

Como ampliar o ticket médio pode aumentar o faturamento

Antes de qualquer ação que visa alavancar o ticket médio, é importante que você esteja bem ciente sobre quais os custos (fixos ou variáveis) e as despesas de sua clínica. Se você tem essas informações, fica bem mais fácil precificar os serviços e procedimentos disponibilizados. Somente com esses dados, é possível estabelecer o valor mínimo a ser adotado na clínica. Dessa forma, mantém-se uma margem de lucro mínimo interessante e se define o preço máximo a ser adotado em sua clínica médica.

  • Retenção de pacientes com procedimentos

Pense no exemplo de uma clínica de injetáveis que planeja ampliar o faturamento. Uma das estratégias para aumentar o ticket médio é reter os pacientes no local ampliando a gama de procedimentos oferecidos a eles. A diretora do Sucesso do Cliente da Support Health, Dayane Dutra, explica que numa clínica de injetáveis, por exemplo, há entrega de tratamento à parte. “A grande vantagem das clínicas de injetáveis é que ela pode aumentar o ticket médio de investimento de cada paciente que passa por lá”, comenta. 

Isso porque, além de o paciente ir para fazer consultas comuns, tratamentos, exames, ele tem a possibilidade de fazer procedimentos dentro dessa clínica através dos injetáveis. Ou seja, com essa alternativa, é possível dobrar os rendimentos da clínica com a estratégia de retenção do paciente. “Se ele [paciente] investiria R$ 500,00, por exemplo, em uma consulta e um retorno, é possível elevar quatro, cinco ou até 10 vezes mais esse faturamento. Isso, entregando um tratamento completo para esse paciente dentro da minha clínica”. 

Confira também: COMO AUMENTAR O FATURAMENTO DA SUA CLÍNICA COM INJETÁVEIS

Como isso acontece? Segundo a diretora, a estratégia seria com a prescrição médica para o paciente dentro da própria clínica, ao invés de ser encaminhado a comprar os medicamentos em farmácias ou outras empresas afins. “Quanto mais ele [médico] reter esse paciente, acolher e tratar dentro da clínica, mais possibilidades tem de evoluir o faturamento”, ressalta. O caso acima é apenas um exemplo de como você, dono de clínica, pode alavancar seu ticket médio.

  • Oferecer benefícios para os pacientes 

Não é novidade que descontos, promoções e sorteios não podem ser divulgados pela área médica, conforme o Conselho Federal de Medicina (CFM). Mas você pode oferecer benefícios para uma pessoa que já esteja sendo atendida em sua clínica. Exemplo, se você atende um paciente que fechou algum tipo de pacote no seu consultório, pode conceder desconto em outro serviço, desde que seja realmente necessário para ele, dentro dos protocolos médicos. 

Há ainda a possibilidade de oferecer desconto para pacientes que anteciparem os pagamentos. Se ele irá parcelar algum procedimento em 12x, por exemplo, pense na possibilidade de fornecer desconto progressivo em cada parcela que foi adiantada.

  • Atendimento de excelência e relacionamento 

Na clínica ou no consultório, em todos os processos, a equipe precisa passar segurança a quem chega. Todos os funcionários devem ser solícitos, sempre atentos ao andamento da clínica, auxiliar com os serviços que lhes forem solicitados da melhor maneira possível.

É interessante estabelecer uma estratégia de atendimento e fidelização com o envio de mensagens ou telefonemas. O objetivo é saber como foi a experiência com a clínica e o nível de satisfação do paciente. Além disso, lembrar datas das consultas via torpedo ou WhatsApp ajudam a construir um melhor relacionamento com os pacientes. 

Vale ainda acrescentar a importância de usar o marketing digital a favor de sua clínica. Manter um site atualizado com conteúdo de valor, estar presente nas redes sociais mais populares, como Instagram, Facebook e You Tube, fazem com que a clínica seja sempre lembrada, e claro, procurada por quem busca atendimento. 

Por Tatiana Santos

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