Como um software traz eficiência operacional a uma clínica?

Atualmente, a cada dia o mundo experimenta uma nova tecnologia, com aparelhos e sistemas inovadores. Na medicina isso não é diferente, novidades surgem constantemente, com um único foco, cuidar da saúde.

A “era da tecnologia” toma conta e na maioria dos empreendimentos do setor, como nas clínicas médicas, a tecnologia está desde os aparelhos para exames até em várias ações, que são executadas de forma computadorizada.

Essa inovação fica nítida quando os médicos, principalmente os que atendem vários pacientes por dia, passam a utilizar a tecnologia para conseguir agilidade nas tarefas dentro das clínicas, otimizando tempo e melhorando a entrega aos pacientes.

Mas isso não quer dizer ser mais rápido, mas sim, ter mais controle dos processos. Com o tempo, isso proporciona capacidade de executar certas funções de forma mais rápida. Aí entram a tecnologia com os softwares, que ajudam esses profissionais em vários aspectos, desde a marcação de uma consulta, até o pagamento feito pelo paciente.

A importância de softwares para clínicas médicas

Na era digital, a eficiência operacional tornou-se um pilar fundamental para clínicas médicas que buscam não apenas sobreviver, mas crescer em um ambiente competitivo, como é o mercado da saúde.

Para que a eficiência operacional aconteça, é necessário otimizar diversas atividades da clínica. Nisso, um software, como o da Support Health, ajuda, gerando agilidade para a equipe, garantindo que a entrega de serviço ao paciente seja a melhor possível.

Um software pode contribuir no processo de agendamento, com lembretes das marcações aos pacientes; tem um prontuário eletrônico completo; gestão eficiente de estoque de ativos e itens; além de várias outras funcionalidades.

Outro fator de total importância é a parte de gestão financeira. Muitas vezes, esse setor pode ser muito complexo para o médico, pois envolve faturamento, vendas, orçamentos, contas a pagar e receber, e muitas outras coisas.

Com um software entregando todos esses dados, o médico consegue ter um controle maior de todo o processo, e não só isso. O gestor tem relatórios precisos, que proporcionam uma visão clara da “saúde financeira” da clínica. Assim é mais fácil para o médico tomar decisões estratégicas.

E sabia que existem riscos, se você não utilizar um software na sua clínica? Isso mesmo, não ter um software em sua clínica vai muito além de apenas não ter os benefícios do produto. 

A agilidade gerada nos processos da clínica farão total diferença no seu negócio, melhorando a execução de tarefas. Veja quais são os riscos de não utilizar um software:

1 – Gasto excessivo de tempo com atividades básicas  

Vamos começar com um dos ativos mais precioso do negócio: o tempo dos profissionais da saúde e colaboradores. Já ouviu o ditado: “tempo é dinheiro”? Pois é, essa é a realidade em muitos negócios, principalmente o de prestação de serviços.

Existem inúmeras tarefas administrativas que são fundamentais, porém, acabam sendo repetitivas e demandam um tempo expressivo dos colaboradores, como: agendamentos, confirmação de atendimentos, pagamentos, entre outras, controle do estoque, pedidos de ativos.

Com um software de gestão, especializado em clínicas médicas, é possível executar todas essas atividades, porém, de forma padronizada e em um único lugar, facilitando a execução e garantindo controle dos processos.

Essa facilidade é tanta que, algumas dessas tarefas, como a confirmação de consulta, podem ser feitas com automação, ou seja, não precisa de uma pessoa para entrar em contato com o paciente e confirmar.

2 – Falta de gestão financeira

Imagine ter que controlar toda a movimentação financeira com anotações em papéis, ou usar várias planilhas. Pense em quanto transtorno isso pode gerar, pois se o caixa não “bater”, é necessário rever cada anotação, ou tentar se lembrar de cabeça, se acabou esquecendo algo.

A clínica é uma empresa, por isso, o controle financeiro é tão importante. A gestão desses recursos, inclusive, é fundamental, para que as obrigações com os tratamentos, funcionários e fornecedores, por exemplo, sejam cumpridas.

E se eu te perguntar qual cliente é mais rentável para você, saberia me responder? Ou melhor, com seus dados das planilhas, seria possível analisar e ter uma resposta adequada ao assunto?

Não ter um software capaz de te entregar todas as informações financeiras, com dados sobre pagamentos, fluxo de caixa, relatórios de procedimentos mais vendidos, qual o perfil do cliente que mais consome, entre outras dúvidas, podem levar seu negócio a falência.

Se isso não acontecer, você vai trabalhar muito mais, tendo a sensação de nadar, nadar e não sair do lugar.

3 – Experiência desconfortável com o paciente

No mundo atual, as pessoas querem conforto, comodidade e agilidade. Estamos na era onde tudo é corrido, o que torna fundamental valorizar o tempo do seu cliente. Como já dito, a experiência do cliente é fundamental no seu negócio, já que ele é o principal propagador dos seus serviços.

Se na sua clínica os clientes precisam esperar por serviços básicos, que poderiam ser mais rápidos, como um agendamento de consulta, por exemplo, você deve repensar seus processos. Situações como essa podem gerar uma má impressão.

Outro exemplo é que com muitas ações manuais, sem um sistema, podem ocorrer erros. Se houver uma duplicação na marcação de uma consulta, por exemplo, em que dois pacientes são marcados ao mesmo tempo.

Você acredita que seria positivo esse tipo de atitude? Não, eu sei que não! Situações como essa podem criar uma péssima impressão da clínica.

Quando não se tem um software, para otimizar as atividades, o tempo que seria destinado ao paciente pode ser utilizado em outra atividade. Os pacientes reparam a “correria” do médico e da equipe e isso pode criar uma sensação de velocidade no atendimento e de não ter recebido a atenção necessária.

4 – Rastreabilidade nas terapias injetáveis

Se você é um médico que atua, ou quer atuar, com as terapias nutricionais injetáveis, não ter um software dificulta a rastreabilidade dos ativos. Se algo acontecer com o paciente, você sabe quais ativos foram usados? Foram utilizados juntos ou separados? Qual lote? 

Todas essas informações são de extrema importância e se você anota em alguma planilha ou no papel, o seu trabalho pode estar comprometido. E se o papel se perder? Se houver um erro na planilha? Tudo isso pode comprometer!

Ter um software que te dá rastreabilidade nos ativos é fundamental para você ter tranquilidade, inclusive se houver alguma inconformidade com o próprio ativo, informado pelos órgãos fiscalizadores.

Com essa funcionalidade você é capaz de monitorar os ativos do seu estoque, para que eles tenham a destinação correta e não sejam utilizados de forma indevida.

5 – Falta de segurança e perda de informações

Outro problema é a perda de informações. Se você usa um computador para armazenar as informações dos pacientes, como o prontuário, imagine que ele apresente problemas. Você perderá todas as informações!

Os dados da área da saúde são sigilosos e pessoais, devendo ser protegidos. Sem um software, o risco de perder informações é muito maior. O software tem back-up automático e você pode acessar a qualquer momento, basta ter internet.

E isso não é apenas do paciente. Imagine perder os dados ou a planilha de pagamentos dos pacientes? Como você vai descobrir quais pacientes pagaram e quais ainda não acertaram o débito?

A cada atendimento ter que ficar anotando em papel, ou deixar as anotações em um computador é arriscado. Além disso, pessoas não autorizadas podem acabar tendo acesso a esses dados, quebrando completamente a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

No software você pode escolher quais pessoas podem ter acesso às informações, principalmente se o paciente atua com outros profissionais. 

Esses são alguns pontos porque é necessário o uso de um software de qualidade em clínicas médicas.

Melhoria no atendimento ao paciente

Com  tecnologia, maior agilidade e praticidade na clínica, é normal que, tanto o médico quanto sua equipe, consigam mais tempo para o paciente. Mas isso não é sinal de que esses profissionais estão ociosos, pelo contrário, é uma necessidade cuidar do paciente em todas as fases dele na clínica.

Hoje em dia, algo muito precioso que as empresas prestadoras de serviço (como é o caso da clínica) tem é a “experiência do cliente”, no caso das clínicas, é a experiência do paciente”.

A cada dia, a opinião do cliente sobre um serviço é fundamental. E quando falamos desse assunto, é necessário pensar na necessidade do paciente. A implementação de um software permite que médicos e profissionais de saúde ofereçam um cuidado personalizado, conforme a necessidade de cada paciente.

E como? Pois bem, nos softwares é possível ter um histórico completo do paciente, além de anexar exames e ter todos as anamneses. Isso são dados dos pacientes e que podem ser utilizados para personalizar cada atendimento ou tratamento.

Por exemplo, ao identificar pacientes com condições crônicas, a equipe pode adaptar comunicações, lembrar de check-ups regulares e oferecer informações e serviços relevantes que incentivem a gestão proativa da saúde.

Evolução dos softwares

Ter um software de qualidade também é estar em constante evolução, pois as empresas atuam diariamente para criar novas funcionalidades e aperfeiçoar as que existem, melhorando o desempenho do sistema.

Cada novidade na plataforma serve para facilitar sua rotina médica e de sua equipe. Dessa forma, você terá tranquilidade para fazer o que mais entende, que é cuidar dos seus pacientes.

Um exemplo é a Inteligência Artificial. Software que trabalham com a premissa da evolução e inovação já estão utilizando essa ferramenta. Tudo para gerar mais agilidade nos atendimento, melhorando, inclusive, a percepção de cuidado do médico com o paciente.

Com a inteligência artificial, você conseguiria ter mais tempo para utilizar cuidando do paciente, realizando exames e orientando. Essa ferramenta é capaz de criar anamneses e dietas, otimizando seu tempo.

Como o Software da Support Health pode fazer toda diferença para sua clínica?

Como já falamos acima, se você quer trabalhar, ou já atua, com as terapias nutricionais injetáveis, é preciso de um software médico para te ajudar. O único especializado nessa área médica é o da Support Health.

Pensando em médicos como você, a Support Health desenvolveu uma ferramenta que você tem todo o processo feito pelo seu paciente na clínica, desde a marcação da consulta, até a alta médica.

Integramos um prontuário eletrônico completo a um software de gestão eficaz, com relatórios precisos das finanças. Assim criamos uma verdadeira plataforma médica, com tudo que é necessário para o sucesso do seu negócio.

Veja algumas vantagens do software da Support Health:

1- Prontuário eletrônico completo

As clínicas enfrentam o desafio diário de monitorar detalhes de inúmeros pacientes e, para isso, é necessário um prontuário médico. Nosso prontuário permite que qualquer atividade relacionada ao paciente fique registrada, como receitas, planos de tratamentos, exames, e muito mais. 

E em casos onde vários profissionais atendendo o mesmo paciente, como nas clínicas integrativas, o prontuário garante que cada médico esteja ciente do que os outros profissionais executaram ou recomendaram.

2 – Planos de tratamentos personalizados

Uma dificuldade que muitos médicos têm, principalmente os que estão iniciando nessa área, é a criação de planos de tratamentos dos pacientes. O nosso software te ajudará na montagem de planos personalizados, são mais de 1000 formulações, entre protocolos e procedimentos. 

Dessa forma, você pode criar planos de acordo com a necessidade do paciente. Na montagem, caso alguma substância não seja compatível com a outra, o próprio sistema divulga um alerta, para que o médico esteja atento.

E, ao montar os planos, você consegue selecionar a quantidade de sessões, determinar a periodicidade dos atendimentos e monitorar toda evolução do paciente.

3 – Controle de estoque

Quando falamos em tratamentos injetáveis, um dos pontos importantes é o gerenciamento do estoque. Isso evita a falta de ativos para um tratamento, ou até mesmo desperdício, por conta da data de validade.

Na ferramenta da Support Health você encontra a gestão de estoque inteligente. O software apresenta todos os dados necessários, como quantidade de cada ativo em estoque, quantidade mínima e máxima indicada e os valores de cada ativo.

Além disso, você recebe alertas sobre baixa quantidade no estoque e avisos para vencimentos de lotes, evitando perdas e garantindo a rastreabilidade e segurança do paciente.

4 – Implantação do sistema

Nós não queremos apenas te entregar uma ferramenta, mas sim uma solução. E para isso temos uma equipe para realizar a implantação do software junto com você e sua equipe.

Isso mesmo. Nossos especialistas vão te mostrar como utilizar todas as funcionalidades da da plataforma, para que você e sua equipe possam ter à disposição, toda potencialidade do software.

Dessa forma você aprenderá sobre como cadastrar clientes e colaboradores; realizar o cadastro de estoque e como realizar um orçamento, integrado ao financeiro. Além disso, aprenderá como analisar os relatórios, tanto de atendimentos, estoque, vendas e financeiro. 

E em caso de dúvidas ou dificuldade em alguma ação, o nosso suporte técnico está à disposição para te ajudar. 

Inovação

Na Support Health buscamos a cada dia inovar nossas soluções, com a Inteligência Artificial no software. Na medicina, essa tecnologia pode ajudar a sua clínica na otimização de processos clínicos e entrega de resultados para seu paciente. 

Sabemos que a realidade do médico é de longas horas de trabalho, decisões complexas e a responsabilidade de cada prescrição. Isso faz com que essa profissão seja uma das mais desafiadoras, e nós entendemos isso.

Para ajudar os médicos, criamos o Support IA, um conjunto de ferramentas inteligentes que automatizam tarefas, fornecem informações rápidas e te dão o que você mais precisa: tempo.

Em nosso software você usa essa tecnologia para criar anamneses, dietas personalizadas, realizar transcrição de consultas, chat inteligente e análises de prontuário, consultas e anamnese.

Os pacientes valorizam a atenção e dedicação do médico, e agora você pode oferecer isso de forma plena, sem se perder nas burocracias do dia a dia.

Quer saber como nosso software pode ajudar na sua clínica? Clique no botão abaixo e fale com um de nossos consultores.

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