Independente do tamanho da clínica de injetáveis, é de suma importância que ela consiga vender suas terapias. Até porque, profissionais que vivem sempre com a agenda vazia, não conseguem progredir e nem mesmo cobrir seus gastos.
Pensando nisso, a principal forma que existe para captação de novos pacientes, é através do marketing para a clínica. O grande problema, é que esse tema é intimidador para alguns profissionais da saúde.
Entretanto, o uso dessas estratégias para encontrar novos pacientes, têm se mostrado bastante efetivas em diversas clínicas, aquelas que utilizam de forma inteligente, e assim conseguem atrair e fidelizá-los, aumentando seus lucros e contribuindo para o desenvolvimento da empresa.
Neste artigo você vai aprender como atrair mais pacientes para sua clínica de injetáveis através de estratégias comprovadas de marketing e propaganda.
Por quê vender terapias injetáveis
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o mercado global de injetáveis movimenta em torno de R$ 88 bilhões de reais, com uma expectativa de crescimento de 16% ao ano, superando o crescimento em comparação com medicamentos terapêuticos.
Isso se deve por milhares de clínicas e médicos escolherem inovar ao invés de seguir o modelo tradicional, de vender apenas consultas. Eles oferecem tratamentos exclusivos para os pacientes, mantendo acompanhamento adequado, resultando em aumento da qualidade.
Esses tratamentos não cresceram tanto assim sem motivo, eles apresentam diversas vantagens em comparação aos métodos convencionais:
- Oferecem uma significativa ampliação da disponibilidade da substância para o corpo;
- Possuem efeitos mais rápidos graças à facilidade de absorção dos injetáveis;
- Asseguram um tratamento médico, mesmo se o paciente tiver problemas gastro-intestinais;
- Não demonstram efeitos colaterais com relação a problemas estomacais.
Para o paciente, as terapias injetáveis trazem comodidade, praticidade e agilidade. A venda desse tipo de tratamento, se concentra em destacar os benefícios em relação aos métodos tradicionais.
Médicos podem fazer marketing?
Antes de mais nada, essa pergunta precisa ser respondida, porque é uma preocupação comum. Sim, médicos podem fazer marketing e vender, contudo existe uma série de particularidades que devem ser levadas em consideração.
A primeira e mais importante, é justamente a regulamentação do Conselho Federal de Medicina. A finalidade deste regulamento nas publicidades médicas é proteger a saúde e bem-estar do paciente.
É importante que a propaganda seja baseada em informações precisas e confiáveis, pois a disseminação de informações erradas podem colocar em risco a saúde das pessoas. Dessa forma, deve ter um caráter informativo e educativo.
A partir desse momento, será mostrado ações práticas para que uma clínica desenvolva métodos para vender terapias injetáveis.
Planeje e desenvolva sua estratégia
O primeiro passo para realizar vendas, é montar um bom planejamento. Investir parte da hora de trabalho planejando, não apenas ajuda a ser mais assertivo, mas também economiza tempo, evitando retrabalho e riscos ao seu negócio.
Mesmo com uma equipe pequena, é necessário entender que planejamento é importante para fazer com qualidade e não necessariamente com quantidade. Uma ideia para organizar de maneira mais correta, é dividir em planejamento de vendas e de marketing.
Iniciando com o planejamento de vendas, é importante entender o cenário atual da clínica, quais são as metas futuras, em todos os âmbitos, quantidade de pacientes, faturamento, colaboradores. É válido também, ter em mente a principal região de atuação e todos os detalhes para entrar na competição preparado.
Para começar o planejamento de marketing, é necessário definir o público-alvo, os canais onde é de interesse exercitar a audiência, a frequência de publicações e o investimento que pode ser feito.
É necessário entender que a equipe de vendas e de marketing devem trabalhar de maneira integrada, com o principal objetivo de manter os processos eficientes e garantir resultados positivos.
Apareça nas redes sociais
Muitos profissionais de saúde utilizam as redes sociais, Instagram, Facebook e Youtube, como uma maneira mais simples de compartilhar dicas e se manter conectado com seus pacientes.
Realizar esse tipo de ação é uma maneira de se manter sempre presente na vida do seu público, colocando sua clínica em evidência, de forma que te procurem ao precisar de atendimento.
Outras redes que precisam ser usadas são os aplicativos de mensagens instantâneas, como o Whatsapp, que se tornou obrigatório, uma vez que as pessoas sempre vão procurar comodidade e agilidade na comunicação.
Se comunicar por meio dessas ferramentas deixa o profissional mais próximo do paciente e cada vez mais se destaca em relação à concorrência. Um pós-atendimento informando a eles os melhores cuidados a se ter e esclarecer dúvidas, será um grande diferencial.
Use sistemas inteligentes para ajudar o seu trabalho
Agora que a clínica está presente nos celulares de seus pacientes, é o momento certo de facilitar o trabalho de seus colaboradores poupando tempo para os mesmos.
Investir em sistemas de gestão, irá tornar as tarefas mais eficientes. Uma das principais ferramentas, é a utilização de agenda médica online. A principal vantagem, é que facilita o agendamento e evita rasuras como se têm em agendas físicas.
Dessa maneira, não apenas gera comodidade para os profissionais, como também para os pacientes, que conseguem marcar seu atendimento 24h por dia, tornando o consultório mais acessível para eles.
Quando se utiliza um sistema de gestão para clínica, a experiência do paciente é ampliada, personalizada e humaniza ainda mais a relação médico-paciente. Além do agendamento online, ainda permite o envio de e-mail e mensagens confirmando o atendimento, ou até mesmo, podendo parabenizá-los em datas especiais, como no seu aniversário.
Um software completo, especializado em clínicas de injetáveis é a solução para simplificar os seus processos internos, garantindo que você não perca nenhum detalhe e consiga sempre vender seus tratamentos para manter uma agenda cheia.
Junto dessas funcionalidades, ele te apresenta relatórios, sendo possível identificar as suas ações que mais geram resultados. Esses são apenas alguns benefícios que você terá ao contratar um sistema para ser aliado da sua clínica.
Conheça a Support Health
A Support Health conta com um software completo para gestão de clínicas de procedimentos injetáveis. Você tem acesso a uma plataforma completa de gestão, além de consultorias, conteúdo especializado e parceiros que te ajudam a impulsionar seu negócio.
Com o nosso software, os médicos são capazes de entregar mais valor, saúde e satisfação aos seus pacientes. Tudo é conectado em uma única plataforma, o que aumenta significativamente a eficiência e o desempenho da sua clínica.
Deseja trabalhar de forma mais eficiente?