Uma das principais métricas financeiras é o ticket médio da sua clínica, que basicamente é o valor médio recebido por um procedimento em sua clínica. É de extrema importância que você descubra maneiras de aumentar esse indicador, porque isso influencia diretamente no faturamento total do estabelecimento.
Conhecendo esse indicador a fundo, você irá identificar obstáculos que podem estar afetando negativamente o seu trabalho, além de desenvolver estratégias para alcançar resultados positivos para sua clínica.
Para te ajudar nesse processo, preparamos 3 dicas para que você possa melhorar essa estatística e consequentemente os resultados da sua clínica.
O que é ticket médio?
No mundo dos negócios, o ticket médio é um importante indicador, porém muitas clínicas podem não conhecer muito bem esse termo. Ele mostra o valor médio gasto nos tratamentos realizados.
A principal função é identificar quais os procedimentos estão tendo maior lucratividade, como também entender os que estão apresentando números abaixos e possibilitar a implementação de melhorias
Para realizar o cálculo é bem simples, basta somar o faturamento total e dividir pela quantidade de vezes que um paciente foi atendido. Dessa forma, você facilmente tem em mãos o ticket médio da sua clínica.
Por que ele é importante?
Conhecer o ticket médio é importante para garantir que você tenha em mãos, informações relevantes para tomar medidas administrativas. Isso te auxilia na elaboração de estratégias para melhorar o resultado da clínica.
Este dado interfere não só no planejamento financeiro, mas também no estratégico, permitindo avaliar se a clínica está realmente se tornando lucrativa ou se opera no prejuízo.
Como aumentar o ticket médio da sua clínica de injetáveis
Antes de tomar qualquer medida para aumentar o ticket médio, é importante realizar uma análise para que fique claro os custos e despesas. Com essa informação, se torna mais fácil definir o próximo passo, para estabelecer um valor mínimo que torne a sua clínica viável e com uma margem de lucro satisfatória.
Sabendo disso, conheça agora as 3 dicas para aumentar o seu ticket médio.
Indique produtos ou serviços complementares
Essa estratégia, também conhecida como upsell, tem como principal ideia, oferecer um procedimento ou tratamento mais completo, com o objetivo de aumentar o valor da sua venda.
Uma forma muito comum que você pode utilizar, é recomendado serviços relacionados. Por exemplo, um paciente que acabou de receber uma dieta para controle do colesterol, muitas vezes vai estar disposto a realizar um tratamento de emagrecimento.
Portanto, considere que para que funcione corretamente, a clínica faça uma boa gestão de relacionamento com o cliente, para conhecê-lo bem. Para começar essa abordagem, pode-se considerar o uso de tratamentos populares e oferecer outros que sejam relacionados a ele.
Ofereça benefícios para os pacientes
Para começar a falar dos benefícios, vale lembrar que médicos não podem oferecer promoções e descontos de acordo com as normas do Conselho Federal de Medicina. Entretanto, é possível oferecer essas vantagens para os pacientes que já foram atendidos. O desconto é um atrativo que costuma incentivar o paciente a realizar um novo procedimento, seja em um ou mais.
Uma boa dica, é oferecer descontos para aqueles procedimentos em que os injetáveis ficam mais tempo no seu estoque. Isso aumenta o giro desses produtos dentro da sua clínica.
Fidelize os pacientes
Os pacientes que já conhecem a qualidade da sua clínica, sabem o que esperar e normalmente, esperam que fique cada vez maior. No entanto, para aumentar o ticket médio, vale também diminuir os gastos e um dos maiores gastos é o custo de aquisição de clientes (CAC).
O CAC é uma variável que deve ser considerada, porque por mais que seja difícil manter um paciente fiel, é mais caro trazer um paciente novo. Nessa ideia, realizar um trabalho para melhorar o relacionamento da clínica ou médico com o cliente se torna essencial.
Descubra: Como melhorar o relacionamento com seu paciente
Vale ressaltar que para aplicar corretamente essas e realmente aumentar o ticket médio, é importante ter uma compreensão profunda do seu paciente. Por isso, escolha as estratégias de forma consciente, levando em conta o seu público.
Ficou com alguma dúvida, sinta-se à vontade em deixar um comentário abaixo, será um prazer ajudá-lo.
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