Contratar novos funcionários para sua clínica, pode se tornar uma grande dor de cabeça. É uma tarefa complexa, com várias etapas, para avaliar corretamente uma pessoa que se encaixa bem com a equipe.
Apesar de toda essa dificuldade, essa é ainda uma das tarefas mais importantes, principalmente se a função envolver atendimento ao cliente. Se o colaborador contratado não for educado ou eficiente, poderá levar à insatisfação dos pacientes e fazer com que procurem a concorrência.
Além de ser eficiente, o funcionário deve ser qualificado, para atender às expectativas de sua função. Embora seja difícil ter certeza absoluta se a contratação foi assertiva, existem algumas medidas que podem ser tomadas para aumentar essa possibilidade.
Por isso, hoje você vai aprender como contratar as melhores enfermeiras e secretárias para sua clínica.
Como contratar o seu próximo funcionário
Dar os primeiros passos para contratar funcionários para sua clínica é um grande desafio, onde o atendimento ao paciente tem grande necessidade de ser atencioso. Avaliar não só as habilidades técnicas, mas também as suas características pessoais, como empatia e paciência, além de definir pontos como horários, salários, regime de contrato.
Por conta disso, nós estamos aqui para te ajudar a passar por esse processo.
Crie o perfil da vaga com muita atenção
Para começar de forma adequada a contratar funcionários para sua clínica de injetáveis, deve-se tomar cuidado logo na divulgação da vaga. Qual o candidato ideal para sua clínica? Se você pensa em alguém capacitado e que conhece bem o mercado de trabalho, o LinkedIn se torna essencial. Agora se a vaga precisa de mais confiança, receber indicação de algum membro da equipe, pode ser o caminho mais assertivo.
Depois de todos esses cuidados, se atente à forma como a vaga será anunciada. Utilize uma linguagem adequada e familiar para o candidato que você está buscando. Se você tiver procurando uma enfermeira especialista em procedimentos injetáveis, deixe isso claro como necessário.
Analise bem o currículo do candidato
No Brasil, existe uma grande quantidade de profissionais qualificados para cada vaga. Isso quer dizer, que logo que a vaga for dada como aberta, sua clínica receberá muitos candidatos. O primeiro ponto que vale a pena entender, é que nesse processo, não é necessário pressa, é mais importante ser criterioso.
Se ao receber os currículos, existe algum candidato que não possui especialização no que você precisa, ele deve ser descartado automaticamente. Em seguida, avalie os outros fatores importantes e elimine rapidamente os que não se encaixam na vaga, por mais que seja simples, essa dica irá te fazer poupar tempo.
Alinhe os valores com os da sua clínica
Depois de eliminar os currículos que não fazem sentido para serem os futuros funcionários para sua clínica, é hora da entrevista. Neste momento, não é hora apenas de avaliar o candidato, mas também dele entender exatamente o que esperar do cargo. Seja claro, para que ninguém se frustre no final do processo.
Vale lembrar, que no longo prazo, as diferenças comportamentais poderão prejudicar o decorrer do trabalho e não só isso, mas também uma demissão, poderá acarretar em custos para a clínica.
O que procurar nos funcionários para sua clínica
Como se sabe, na área da saúde o seu paciente está passando sempre por uma situação ruim ou pelo menos, quer evitar com que ela aconteça. Pensando nisso é fundamental que os colaboradores, tratem bem o paciente para que ele se sinta acolhido no local.
Para avaliar melhor essas características é necessário prestar bastante atenção durante a entrevista, já que elas não são percebidas no currículo.
Essas habilidades incluem:
- Paciência para lidar com as adversidades dos pacientes que surgirem.
- Empatia para se colocar no lugar do paciente naquele momento de dor.
- Bom senso para interpretar o comportamento do paciente para agir de forma adequada.
- Proatividade para antecipar possíveis problemas e agilizar o atendimento, para garantir a satisfação do paciente.
Essas 4 características são fundamentais dos funcionários para sua clínica criarem um ambiente acolhedor e tranquilo, trazendo aos pacientes uma experiência positiva.
Como fazer a contratação dos funcionários
Com todo o processo realizado e funcionário escolhido, é hora de contratar. É importante que fique claro para ele todos os detalhes de salários, benefícios, carga horária e regime, para que não existam problemas no futuro.
Quando o colaborador começar, é necessário entender que existe um período de adaptação, para que ele entenda toda a rotina da clínica. Sempre ofereça treinamentos e dê o feedback durante esse processo, para ajudar na adaptação e evitar rotatividade. Se o contratado atuar mantendo contato com os pacientes, pedir a opinião deles pode ser uma boa ideia.
Achou todo esse processo complicado? Não se preocupe, estamos aqui para te ajudar! Com a nossa consultoria, você terá todo o suporte para contratar os melhores funcionários.
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