Algo que é comum nas clínicas é a figura do médico gestor, responsável por atendimentos e ainda gerenciar outros pontos importantes das clínicas. Esse profissional passa por diversos desafios durante o dia.
Gerenciar processos administrativos e financeiros é um dos pontos que tomam bastante tempo desse profissional. São responsabilidades que vão da gestão até o operacional, que é realizar atendimentos periódicos, focados nos pacientes. Vejas cinco principais desafios enfrentados pelos médicos gestores:
Personalização do atendimento ao paciente
Hoje em dia, os pacientes estão mais informados do que nunca. Eles buscam um cuidado personalizado, adaptado às suas necessidades e circunstâncias individuais, por diversos fatores.
Os médicos gestores, por sua vez, devem garantir que os processos e sistemas permitam essa personalização. No entanto, adaptar tratamentos a cada paciente individual, mantendo a eficiência, é uma tarefa desafiadora.
Além disso, com o aumento da demanda por abordagens integradas e holísticas, os médicos gestores precisam garantir que sua prática possa oferecer um atendimento verdadeiramente personalizado, abrangendo não apenas as necessidades médicas, mas também as emocionais e psicológicas dos pacientes.
Gestão Financeira
A sustentabilidade financeira de uma clínica é fundamental, pois não podemos nos esquecer que se trata de uma empresa. Essa função de finanças envolve gerenciar orçamentos, otimizar recursos, buscar oportunidades de financiamento e muito mais.
Na saúde, os custos estão em constante ascensão, seja devido a novas tecnologias, medicamentos ou regulamentações. Os médicos gestores buscam o equilíbrio no exercício de manter uma prática financeiramente saudável, enquanto garantem que os pacientes recebam o melhor tratamento possível.
Isso não se refere apenas a questões de tratamentos. Com as tecnologias, muitos equipamentos vão evoluindo e, a gestão também procura investir em novos equipamentos.
Gestão Operacional e de Pessoas
Além das responsabilidades clínicas, os médicos gestores são frequentemente responsáveis pela gestão da equipe, que pode incluir outros médicos, enfermeiros, técnicos e pessoal administrativo. Isto envolve tudo, desde contratação, treinamento, avaliação de desempenho até resolução de conflitos.
A eficácia de uma organização de saúde é tão boa quanto a eficácia de sua equipe. Assim, garantir que a equipe esteja bem treinada, motivada e alinhada com a missão da clínica é fundamental para o sucesso a longo prazo.
Agendamento e Coordenação
O agendamento eficaz é fundamental para qualquer prática médica. Desafios como cancelamentos de última hora, sobreposição de compromissos ou atrasos podem impactar negativamente a experiência do paciente e a eficiência da clínica. Além disso, os médicos gestores também precisam coordenar com outros profissionais e departamentos, garantindo um fluxo de trabalho contínuo.
Tal coordenação, enquanto vital, pode ser desafiadora, especialmente em grandes instituições onde vários departamentos e especialidades precisam trabalhar em harmonia para proporcionar um cuidado ao paciente integrado e eficaz.
Marketing e Vendas
Em um mercado de saúde cada vez mais competitivo, simplesmente oferecer cuidados médicos de alta qualidade não é suficiente. Os médicos gestores devem considerar estratégias de marketing e vendas para atrair e reter pacientes. Isso pode envolver branding, publicidade, presença online e até mesmo campanhas de mídia social.
No entanto, o marketing na área da saúde é único e difere de muitas outras indústrias. É necessário equilibrar a promoção de serviços com ética médica, garantindo que as informações sejam precisas e que a privacidade do paciente seja mantida.
Solução
Os desafios da gestão médica na era moderna exigem uma abordagem multifacetada e isso impacta diretamente no dia a dia dos médicos gestores. Ter uma plataforma capaz de atuar desde a marcação da consulta do paciente até a alta, passando por todas as fases como pagamento e tratamentos, por exemplo, pode fazer toda a diferença.
A plataforma da Support Health você tem tudo isso, e muito mais. O software oferece um prontuário eletrônico completo, com diversas informações sobre o paciente, e é possível prescrever os tratamentos de forma personalizada, direto no sistema.
Com a precificação automática, o médico e sua equipe conseguem ter mais agilidade na hora de passar o orçamento ao paciente, já no momento do atendimento, aumentando a conversão dos tratamentos. Para ter a segurança de tratar os pacientes, a ferramenta tem o controle e gestão do estoque.
Além disso tudo, o software oferece mais de 800 formulações entre aplicações e protocolos, além do Academy, uma plataforma de conteúdo sobre ativos, injetáveis e gestão. Para saber como a Support Health pode facilitar o dia a dia e a gestão da sua clínica, CLIQUE AQUI.