O Instagram é uma ferramenta poderosa para médicos. Utilizando da forma correta, ela pode ser uma oportunidade para sua clínica atrair cada vez mais pacientes. Por conta disso, é cada vez mais necessário que você entenda como fazer seu Instagram médico do zero. Entretanto, realizar a divulgação do conteúdo na internet não é fácil, para isso é necessário seguir várias regras do CFM. Por causa disso, é importante que você conheça a estratégia correta para utilizar e ter sucesso no seu Instagram médico.
Principais vantagens de estar no Instagram
Em primeiro lugar, o investimento necessário para começar as suas publicações é baixo. As redes sociais são gratuitas e permitem que qualquer pessoa tenha presença e interaja com seu público, podendo atrair novos pacientes.
Além disso, o Instagram é uma rede social que cresceu muito, atualmente possui mais de 2 bilhões de contas. Para se ter uma ideia, só no Brasil, possuem cerca de 113 milhões de usuários, dessa forma, sua clínica pode utilizar dessa vitrine para aparecer diariamente para vários possíveis pacientes. Junto do grande volume, ainda existe a grande influência que o Instagram possui, cerca de 75% das pessoas procuram o serviço na rede social antes de contratá-lo. Imagina se o seu paciente vai procurar sua clínica no Instagram e não te encontrar?
Como fazer seu Instagram médico do zero
Agora que você já está familiarizado com as vantagens que o Instagram pode te proporcionar, você vai entender o que precisa ser feito para conseguir sucesso nessa rede social.
Determine os seus objetivos
Para tudo, o primeiro passo para alcançar um grande resultado, é definir os objetivos, no Instagram não é diferente. Esse é o primeiro passo, defina objetivos claros e alinhados, com a expectativa que você e sua clínica possuem.
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Conheça seu público-alvo
Essa etapa, talvez seja a mais importante, que é justamente onde você define quem você quer que se interesse pelo seu tratamento. Onde você define localização, profissão, situação financeira, estilo de vida, tudo isso tem que ser pensado antes de começar as publicações.
Criando o seu perfil
Para criar o perfil, você precisa pensar no @, que é a forma como as pessoas vão te encontrar no Instagram. Nesse caso, você pode colocar tanto o nome da clínica quanto o seu. Quando o médico é mais conhecido que a clínica em si, se torna mais atraente colocar seu nome, como se fosse o seu perfil profissional.
A foto que você selecionar, dependerá do nome, se é seu nome, a foto deve ser sua, com um jaleco e algum objeto que possa indicar a sua especialização. Sendo a clínica, é interessante colocar a logo.
Para a bio, é importante que você disponibilize os tratamentos oferecidos, a localização e a forma de contato, além das especializações.
Quais publicações realizar?
Você sabe onde quer chegar, com quem falar e sua bio está pronta, agora basta realizar os posts. Sobre as postagens, existem alguns pontos que valem a pena serem comentados.
Para ter visibilidade, é importante manter frequência nas postagens e junto, manter a qualidade elevada. Para te ajudar nessa tarefa, será passada uma lista de conteúdos interessantes que podem ser realizados.
• Fale sobre os procedimentos e tratamentos que é oferecido;
• Demonstre como marcar um atendimento, nesse caso é válido inclusive permitir agendamento online;
• Ensine sobre dicas de autocuidado que qualquer um pode fazer;
• Mostre o seu conhecimento sobre sua especialidade, isso gera autoridade e gera mais confiança para as pessoas adotarem seu tratamento;
• Conte suas histórias de vidas, fale sobre como foi sua trajetória profissional;
• Diga sobre suas histórias de vida, com sua família, por exemplo, laços familiares tornam o profissional mais humano e carismático;
• Exponha o dia a dia da clínica, os profissionais envolvidos, a organização, tudo isso gera curiosidade e pode atrair novos pacientes;
• Comunique sobre suas participações em congressos e treinamentos.
Faça Collab’s
Collab está relacionado a todo conteúdo que você posta com outro profissional de área igual ou complementar. Isso é uma forma para os 2 se beneficiarem, porque gera aumento no alcance em públicos parecidos. Para fazer uma collab no Instagram, basta selecionar a opção de adicionar publicação e convidar a pessoa que você quer fazer uma collab.
Analise as métricas e resultados
Analisar os resultados é essencial para avaliar o desempenho no Instagram. Para isso, existem algumas métricas que são importantes para o crescimento do seu Instagram.
Seguidores: O número de seguidores funciona como o perfil está indo, ajudando a planejar novos conteúdos para atrair cada vez mais pessoas e obter melhores resultados;
Alcance: Quantidade de perfis diferentes que visualizaram suas publicações, essa métrica te ajudar a identificar quantas pessoas diferentes estão ouvindo o que você tem para falar nas redes sociais;
Engajamento: são a soma de comentários, curtidas, salvamentos e compartilhamentos. Essa estatística mostra o quanto a publicação causou impacto nos seus pacientes.
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O que você não pode fazer
Apesar de todas essas estratégias e de entender como fazer seu Instagram médico do zero, é importante comentar as normas éticas do Conselho Federal de Medicina (CFM). Algumas resoluções vão limitar o que é permitido ou não publicar no seu Instagram. Aqui abaixo, estão as 8 principais proibições do Manual de Publicidade Médica (Resolução CFM n° 1.974/11).
• Mostrar imagens do paciente;
• Postar fotos de antes e depois;
• Anunciar como especialista sem RQE (Registro de Qualificação de Especialidade);
• Publicar os valores dos seus atendimentos;
• Anunciar qualquer tipo de consórcio, parcelamento e descontos;
• Participar de entrevistas em vídeos dos pacientes;
• Divulgar curso de pós-graduação sem estar vinculado à especialidade do CRM;
• Indicar tratamentos e diagnósticos sem avaliação correta.
O Instagram oferece uma plataforma poderosa para que você e sua clínica consigam se comunicar facilmente com o público-alvo, fortalecendo sua presença online. Agora que você sabe como fazer seu Instagram médico do zero, manterá com mais facilidade uma abordagem mais estratégica do seu trabalho e fornecer conteúdo de valor para atrair cada vez mais pacientes.
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