Aprenda a utilizar o marketing de conteúdo e amplie seu alcance no digital
Construir uma boa marca no segmento médico exige não só respeitabilidade, currículo e eficiência na oferta de serviços como também boas estratégias de marketing. Hoje em dia, qualquer pergunta pode ser respondida com um simples clique no buscador do Google. Devido a essas novas formas do consumidor encontrar soluções para seus problemas num ambiente digital, você que atua na medicina também precisa estar lá, conectado com a sua audiência. Chamamos de audiência as pessoas que tem interesse pelo o que você tem a oferecer enquanto subsídio de informações relevantes para um determinado público num ambiente digital na hora de tomada de decisões. Por isso, é importante conhecer seu público.
Seu público faz parte de uma comunidade e, por isso, as pessoas que compõem essa rede compartilham interesses comuns. Todos eles estão em busca de um conhecimento estruturado que você, a partir do momento que entende estratégias de marketing, consegue entregar. Isso faz com que essa comunidade fale de você, dos seus serviços, da sua clínica médica e dos resultados que você trouxer para elas, gerados a partir de uma expectativa. Entender qual a dor do seu cliente faz com que ele crie uma expectativa de que você vá oferecer a solução para ela. Mas, no segmento médico, existem certos limites legais na hora de elaborar uma proposta de marketing para sua clínica médica, trabalhando ou não com medicina integrativa, de nutrologia ou ortomolecular. E vamos falar disso mais adiante, mas primeiro é importante definir seus objetivos com o marketing que irá se propor a fazer.
Primeiro, vale dizer que, além de conseguir mais pacientes, seu objetivo também precisa ser em ajudar mais pessoas. Mas, como fazer isso? Produzindo conteúdo relevante para sua audiência. Isso pode ajudar muita gente, principalmente, nessa onda de desinformação que se tem sido registrada ultimamente, as chamadas fake-news. Como objetivos, entendemos que cada médico irá definir o que for melhor para sua clínica. Mas temos algumas sugestões que te ajudam a refletir sobre esse passo importante na hora de pensar os objetivos da sua estratégia, sendo eles: posicionamento de marca no mercado, ser autoridade num determinado assunto ou temática, captar novos pacientes e fidelizar seus pacientes.
Das mais diversas estratégias de marketing disponíveis, a que nós recomendamos é marketing de conteúdo. A nossa Diretora do Sucesso do Cliente e Especialista em Gestão de Clínicas, Dayane Dutra, deu algumas dicas neste vídeo sobre essa importante estratégia. Mas, por que essa estratégia é tão importante para os médicos? Porque ela é uma das estratégias que possibilita usar como ferramentas as redes sociais, de maneira ética, com responsabilidade legal. Até porque a publicidade médica, regulada pela resolução Conselho Federal de Medicina, CFM 1974/11, diz que “o médico pode, utilizando qualquer de divulgação leiga, prestar informações, dar entrevistas e publicar artigos versando sobre assuntos médicos de fins estritamente educativos” (art. 08). No artigo seguinte dessa resolução diz também que “por ocasião de entrevistas, comunicações, publicações de artigos e informações ao público, o médico deve evitar a autopromoção e o sensacionalismo, preservando, sempre, o decoro da profissão” (art. 09). Ou seja, o marketing de conteúdo é fundamental para se criar uma rede de engajamento e promoção dos seus serviços. Produção de conteúdo relevante, que conscientiza e educa as pessoas no geral, além de estar dentro das normas legais, é uma das estratégias mais utilizadas atualmente por empresas prestadoras de serviços. Vale reforçar que o foco da sua divulgação deve estar na informação e no conteúdo divulgados e não no profissional médico. Isso configuraria uma infração legal e pode, inclusive, ter um efeito reverso na sua estratégia de marketing.
Através do marketing de conteúdo você conseguirá atrair pessoas e engajar sua rede oferecendo informações úteis e de qualidade. Por isso, planejamento é fundamental. Converse com seus pacientes, procure entender suas dores, suas expectativas e o que desejam. O desejo é um sentimento muito usado nas estratégias de marketing e no seu negócio não seria diferente. Se mapear os desejos do seu público-alvo e oferecer conteúdo atrativo, você retém a atenção dos clientes que estarão aptos a te procurar na tomada de decisão por algum serviço que você ofereça.
As ferramentas mais utilizadas para difundir o conteúdo que você irá produzir para seu público são as redes sociais. Por isso, é importante ter presença nas principais redes sociais, como Instagram, Facebook e Twitter. Mas, é preciso conhecer as especificidades de cada uma delas na hora de estruturar as informações. No Facebook, existem muitos recursos próprios que te ajudam a cultivar uma relação próxima com seu público. Além de compartilhar conteúdo relevante para ele, você também pode escolher qual tipo público que deve receber suas postagens. Há ferramentas de segmentação, como idade, gênero e localidades nessa plataforma. Já o Instagram é mais voltado para fotos e vídeos curtos. Nele, você pode utilizar uma linguagem mais dinâmica, leve e divertida. Apesar da medicina ser um assunto sério, nessa rede você pode deixar o lado sério um pouco de lado e ser criativo na hora de comunicar com sua rede, trazendo informações confiáveis e de interesse, é claro. No Twitter, as pessoas compartilham mensagens curtas, com limite de até 140 caracteres. Capriche nas novidades da sua clínica médica e divulgue tudo por lá. Outra forma muito comum de utilizar esta rede social, é o compartilhamento de links com os mais diversos conteúdos sobre seu segmento.
No meio de tantas páginas e perfis, também é importante que sua marca tenha uma identidade visual clara e esteticamente agradável. Com isso, seu público irá reconhece-la facilmente no ambiente digital. Vale dizer que essa identidade visual precisa estar alinhada, por isso, utilize a mesma identidade em todos seus perfis e também no seu cartão de visitas.
O nosso Diretor de Marketing, o administrador Antônio Henrique, traz dicas importantes neste vídeo sobre um aspecto da estratégia de marketing que ainda traz muitas dúvidas: em qual perfil médico devo postar meu conteúdo? Clique e aprenda mais sobre o marketing de conteúdo, essa importante estratégia que atrai, gera impacto na vida das pessoas e transforma likes em lucro.