Saiba como a Inteligência Artificial agiliza seu atendimento clínico

Hoje, estamos vivendo uma nova era onde a tecnologia, especialmente a inteligência artificial (IA), ocupa um espaço atuante, e na medicina não é diferente. Apesar de ser uma tecnologia que existe há algum tempo, sua popularização se deu nos últimos anos, principalmente com o ChatGPT.

A Inteligência Artificial tem ganhado espaço a cada dia e essa popularização trouxe à tona discussões sobre como essa tecnologia pode ser utilizada de forma benéfica na medicina.

O grande diferencial da Inteligência Artificial é sua capacidade de ler diversos dados em segundos e analisar o material de forma padronizada, indicando pontos que estejam fora do padrão colocado como referência.

Um exemplo é o Paige.AI, que utiliza essa tecnologia para identificar amostras de tecido das células. A partir dos milhares de padrões já inseridos na ferramenta, ele consegue identificar tecidos que estão fora dos padrões normais. Com isso ele consegue indicar a presença de câncer ou outras doenças. 

O principal ponto, para que essa tecnologia seja uma aliada, é ter clara a sua função, que pode ser uma aliada, ou seja, uma assistente do médico. A Inteligência Artificial não substitui o médico no diagnóstico, muito pelo contrário, o conhecimento do profissional é crucial no cuidado clínico e pessoal, algo que a IA não consegue. Dito isso, agora podemos pensar nos benefícios de usar a ferramenta. 

Nova forma de agilizar atendimentos

O formato de atendimento está mudando, cada vez mais integrado com a tecnologia para gerar comodidade e atenção. E na medicina não seria diferente, principalmente se pararmos para pensar que agilidade é algo que todo mundo busca nos dias de hoje.

Todos os clientes querem tudo para ontem e, ao mesmo tempo, querem atenção. Se você fizer uma pesquisa com seus clientes, pode saber que eles terão diversos motivos para estar cuidando da saúde com seu acompanhamento.

E dentre todos os motivos, um deles será a atenção, ou seja, muitas das vezes os pacientes querem ser ouvidos. Eles não querem entrar em um consultório e o médico trocar apenas “meias palavras” e depois ficar lendo papel, só pra falar o que precisam fazer para melhorar.

Por isso, um atendimento aliado com tecnologia pode retirar do médico esse tempo gasto apenas analisando vários exames, enquanto o paciente fica no consultório, esperando ansioso para saber como está a saúde.

Dessa forma, foi criado o Support Lab, por exemplo, para facilitar a vida do médico na leitura inteligente de exames, entregando um relatório preciso em segundos. Assim, o médico pode dedicar mais tempo a cada um dos pacientes no consultório.

Mas antes de falarmos do Support Lab, precisamos entender os desafios dos médicos que levaram ao desenvolvimento dessa ferramenta.

O Desafio dos médicos na análise de exames

Os médicos têm uma realidade no dia a dia com enormes desafios, pois cuidar de cada paciente requer uma enorme atenção e compromisso. E um dos desafios, para entregar o melhor é ser assertivo no diagnóstico, que na maioria das vezes é possível analisando os exames laboratoriais.

E essa atividade requer uma avaliação meticulosa durante as consultas, consumindo uma quantidade significativa de tempo e energia. A responsabilidade de interpretar os resultados é enorme e, a partir dela, se cria o caminho para o diagnóstico.

Agora, imagine ter uma agenda lotada de consultas e ter que analisar vários exames complexos diariamente. No fim do dia, os médicos ficam exaustos mentalmente, pois tudo tem que ser preciso.

Além disso, o risco de deixar passar algum biomarcador importante obriga com que muitos profissionais analisem e revisem cada exame, e isso consome boa parte da consulta, pois se for feito de forma apressada e superficial, o risco de erro no diagnóstico aumenta.

Outro fator é que, no cuidado ao paciente, algo que faz uma enorme diferença é o ouvir. Quando falamos de tratamentos que buscam atacar direto o que tem feito mal ao paciente, escutá-lo é uma das melhores ações.

Isso devido a cada pessoa ter um ritmo de vida, de alimentação, convívio social e espiritual. Muitas das vezes, a causa do problema pode estar ligada a uma dessas ações, e apenas ouvindo o paciente sobre como está sua vida é possível compreender e entregar o melhor no cuidado da saúde.

Agora que já ficou claro como o contato com o paciente é importante, seria ótimo se existisse uma ferramenta capaz de te dar mais tempo com o paciente, correto? E se ela executar tarefas de forma precisa, é melhor ainda. Pensando nisso foi criado o Support Lab.

Uma nova ferramenta

Como vimos anteriormente, a IA tem a capacidade de atuar como um poderoso assistente para os profissionais da saúde, auxiliando em tarefas que vão desde a análise de grandes volumes de dados até indicando possíveis diagnósticos.

Neste contexto, surge o Support Lab, uma ferramenta inovadora para interpretar exames laboratoriais. O Support Lab não foi criado apenas para agilizar a leitura e apresentação de exames, mas para revolucionar a forma de atendimento e cuidado ao paciente.

Sabemos que os médicos gastam bastante tempo da consulta apenas analisando cada um dos biomarcadores dos exames. Lidar com aquela papelada toda a cada consulta, correndo o risco de deixar passar algo.

Outro ponto é que a cada exame, o médico tem que desenvolver uma didática de linguagem que o paciente consiga entender, para conseguir expressar o que o exame diz. E como cada pessoa é diferente, esse tempo pode variar e aumentar.

E além de todos esses problemas, os médicos têm que olhar vários exames para conseguir acompanhar a evolução clínica do paciente. Quantas vezes os médicos abrem exames para comparar o resultado atual com os anteriores, para saber como está a melhora? São muitas.

Esse foi o caminho encontrado durante muitos anos da medicina, e não há nenhum erro nele, mas isso está prestes a mudar.

Para mudar todo este contexto que o Support Lab foi criado. Essa ferramenta foi pensada para realizar essas tarefas de forma prática, facilitando a rotina do médico e impactando positivamente no atendimento ao paciente.

O que é o Support Lab?

Ele conta com a tecnologia da Inteligência Artificial, utilizando o grande potencial desta tecnologia de realizar a leitura de grande quantidade de dados de forma rápida. As principais funcionalidades são:

  • Leitura em segundos

O Support Lab realiza uma leitura completa do exame em segundos, extraindo todos os dados, inclusive os parâmetros de cada biomarcador, por isso, é preciso em cada uma das análises.

  • Apresentação intuitiva

A ferramenta apresenta o resultado de cada biomarcador individualmente e destaca aqueles que estão fora do padrão, tornando a análise mais rápida.

  • Resumo Inteligente

Além da interpretação do exame, a Inteligência Artificial desenvolve um resumo inteligente com insights clínicos sobre os principais biomarcadores alterados, indicando alguns caminhos para o diagnóstico.

  • Histórico completo

Todos os exames do paciente são salvos no próprio perfil e você acessa pelo software da Support Health, criando um histórico completo.

  • Gráfico de evolução

Com todo o histórico, o Support Lab utiliza os dados e gera gráficos comparativos entre os exames automaticamente, assim o médico acompanha toda a evolução.

Vantagens do Support Lab

Agora que você já viu as funcionalidades do Support Lab entrega, é preciso falar dos benefícios, pois ele pode impactar seu atendimento. Temos que começar pela economia de tempo, que te permite ter mais cuidado com o paciente e, até mesmo, realizar mais consultas, em menos tempo.

  • Economia de tempo

Ao automatizar a análise de exames, o Support Lab libera tempo precioso para os médicos se concentrarem no atendimento ao paciente e outras tarefas críticas. Isso resulta em um fluxo de trabalho mais eficiente e menos estressante.

  • Precisão

A capacidade da IA de processar grandes volumes de dados com alta precisão reduz o risco de erros humanos. Isso é particularmente importante em situações onde a detecção precoce de doenças pode fazer uma diferença significativa no prognóstico do paciente.

  • Melhora na comunicação médico-paciente

Com resumos claros e precisos, o Support Lab facilita a comunicação dos resultados dos exames aos pacientes. Isso melhora a compreensão dos pacientes sobre sua própria saúde e aumenta a confiança no diagnóstico e tratamento propostos pelo médico.

  • Redução do cansaço mental

A análise manual de exames pode ser mentalmente exaustiva. O Support Lab alivia essa carga, permitindo que os médicos mantenham um alto nível de concentração e precisão em outras áreas de sua prática.

Vamos agora ver alguns casos de sucesso que ilustram o impacto positivo do Support Lab.

Casos de Sucesso

O uso do Support Lab tem facilitado a vida de vários médicos pelo Brasil. A Dra. Márcia Alvernaz é um exemplo claro de como essa ferramenta pode facilitar o atendimento médico, executando a análise de exames. Antes de conhecer o Support Lab, a Dra. Márcia enfrentava um desafio durante as consultas, com a análise manual de exames laboratoriais. Sem falar o risco de deixar passar algum exame, que poderia ser importante no diagnóstico.

“Cada consulta era a mesma coisa, com pacientes trazendo aquele monte de papel. Eu ficava de cabeça baixa, riscando para lá e pra cá, observando folha por folha, sem conseguir dar a atenção total ao paciente, e isso me frustrava.”

Ao conhecer o Support Lab, essa realidade mudou. Ela passou a ter a facilidade de tudo estar na tela, e o melhor, ela não perdia tempo avaliando resultados e passando tudo para o prontuário do paciente.

“O que eu mais gostei no Lab é que toda essa papelada é organizada de forma sistemática dentro do prontuário do paciente. Não existe o risco de deixar passar um exame importante e eu ganho tempo de qualidade. Antes eu gastava cerca de 15 minutos só para ler e transcrever a papelada, agora, tenho esse tempo a mais com o paciente, e podemos olhar juntos na tela como estão os biomarcadores. Isso para mim foi algo maravilhoso.”

Outro exemplo de sucesso do Lab é na clínica do Dr. Wesley Schunk. Para ele, a grande facilidade é que os biomarcadores fora do padrão são apresentados em destaque, agilizando o atendimento.

“A ferramenta me entrega tudo, com os biomarcadores que estão fora do padrão em destaque. Assim eu bato o olho e já sei o que não está legal. E eu posso personalizar as referências, de acordo com a necessidade da pessoa.”

Além da rapidez, trazendo uma análise completa, outra grande diferença é que, com o Support Lab, o Dr. Wesley Schunk agora não tem mais que ficar olhando vários exames antigos para acompanhar a evolução do paciente. Baseado no histórico, a ferramenta gera um gráfico comparativo.

“Todas as análises são automaticamente salvas e o Support Lab cria gráficos comparativos, com base no histórico de exames, assim eu acompanho a evolução do paciente de forma prática e clara.”

Com esses exemplos em mente, vamos discutir o impacto geral do Support Lab e como ele pode beneficiar ainda mais a sua prática médica.

Impacto do Support Lab

Como vimos, nos casos da Dra. Márcia Alvernaz e do Dr. Wesley Schunk, o Support Lab não apenas facilita a análise de exames, mas também transforma a experiência do médico e do paciente.

E sabia que o impacto desta ferramenta pode ocorrer, inclusive, na área financeira do negócio? Isso mesmo!

Imagine que, somando o tempo economizado em cada atendimento, você ganha uma hora, ou até mais, diariamente. Se você realizar um atendimento a mais por dia, verá que o faturamento do seu negócio crescerá de forma expressiva, e o melhor, sem ter que ficar horas a mais na clínica. 

E se você é um daqueles médicos que só conseguem parar para fazer tarefas administrativas depois de fechar a clínica, esse tempo que você ganha nas consultas também pode ser usado para essas atividades.

Isso sem falar na redução do cansaço mental. Você não precisará analisar vários exames em um dia cheio na clínica. Com o Support Lab, realizando essa tarefa, você terá menos esforço mental e vai chegar ao final do dia menos cansado e mais disposto para outras atividades fora do trabalho.

Se você é um médico que busca economizar tempo e inovar no atendimento clínico, o Support Lab é a ferramenta ideal. Clique no botão abaixo e fale com um de nossos especialistas para usar essa ferramenta inovadora e alavancar seu negócio.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário