Oferecer um atendimento mais humanizado e acolhedor ao seu paciente, se tornou essencial para garantir a satisfação. Utilizar de um atendimento empático e personalizado, pode estabelecer uma relação de confiança com os pacientes, que aumentam as chances dele indicar para amigos e familiares, de se sentirem mais confortáveis e ficarem até o final do tratamento, e de tornar melhor a experiência do seu paciente.
De acordo com a Política Nacional de Humanização, o principal objetivo dessa tarefa, é de ajudar a saúde do paciente de forma a garantir os seus direitos. Com essa prática, uma clínica consegue facilmente se destacar no mercado, oferecendo serviços de maior qualidade. No artigo de hoje, você vai aprender como oferecer um atendimento mais humanizado e acolhedor ao seu paciente.
O que é um atendimento mais humanizado
Humanizar o atendimento, está relacionado em considerar as necessidades de cada paciente e em cima disso acolher, reconhecendo que cada indivíduo é único. Em outras palavras, consistem em entender a individualidade e em cima disso investir em melhorar ainda mais a relação médico-paciente e aumentar a qualidade do serviço oferecido.
Vantagens do atendimento humanizado
De acordo com uma pesquisa da Gartner Group, 78% dos consumidores estariam dispostos a pagar mais por serviços que proporcionem experiências encantadoras. Portanto, investir em práticas humanizadas na sua clínica irá aumentar a satisfação do paciente e a imagem da clínica.
Além desse benefício financeiro para sua clínica, a humanização ainda pode trazer outras vantagens, confira:
Favorece a memória afetiva dos pacientes
Oferecer um atendimento mais humanizado e acolhedor ao seu paciente fará com que ele tenha uma experiência positiva. Dessa forma, ele terá uma memória afetiva agradável sobre sua clínica e irá compartilhar essa sensação com amigos e familiares.
Melhora as condições de trabalho dos colaboradores
Fazer com que a relação dos seus colaboradores com os pacientes melhore, não só fará sua clínica aumentar a eficiência, mas também torna o trabalho deles mais agradável. Pacientes felizes normalmente tratam melhor os funcionários, tornando-os melhores condições de trabalho para eles.
Contribui para a eficácia do cuidado com o paciente
Pacientes bem atendidos, tem uma confiança maior na equipe e por consequência, respondem melhor aos tratamentos. Além disso, por se sentirem mais confortáveis com sua clínica, a chance de que eles abandonem o tratamento no meio diminui consideravelmente.
Oferece confiabilidade
Ao passar pela jornada do paciente de uma forma empática e acolhedora, as instituições alcançam resultados positivos. Um atendimento humanizado gera satisfação ao paciente, o que aumenta a chance de indicação para outras pessoas.
Implementar o atendimento humanizado
Para oferecer um atendimento mais humanizado e acolhedor ao seu paciente, você deve seguir algumas práticas na sua clínica, seguindo o PNHAH (Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar). Ele oferece diretrizes para a humanização do atendimento, buscando mudanças culturais de empatia na saúde do Brasil. Algumas dessas técnicas podem incluir:
Capacite a equipe de trabalho
O primeiro passo é investir na sua equipe. Não tem como implementar uma mudança na sua clínica se os profissionais não estiverem aptos a essa mudança. Por conta disso é fundamental capacitar seus colaboradores.
Tenha uma boa comunicação
Manter uma comunicação clara com o paciente é fundamental. Sempre se atente aos termos utilizados, para conversar com uma linguagem que seja compreendida e ele entende absolutamente tudo a situação e os processos futuros.
Use a tecnologia
Utilizar a tecnologia, como agendamento online, ou prontuário eletrônico, além de diversas automações, facilitará o processo do dia a dia dos seus funcionários, tornando essas tarefas mais ágeis. Dessa forma, os colaboradores terão mais tempo para se dedicar realmente para os pacientes e garantir um atendimento humanizado.
Depois de todas essas vantagens e as dicas para oferecer um atendimento mais humanizado e acolhedor ao seu paciente, tenho certeza que você terá interesse em aplicar em sua clínica.
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